Gradualmente, iremos alinhavando assuntos pertinentes dentro da urologia e dando destaque também à saúde sexual masculina. Tentaremos dar uma sequencia, semanalmente, aos assuntos expostos aqui.
Quais as fases da relação sexual no homem?
1) libido
2) excitação, que no homem se acompanha da ereção
3) orgasmo, que no homem ocorre na maioria das vezes com a ejaculação
O esperma é uma mistura do liquido prostático, do líquido das vesículas seminais e dos espermatozoides produzidos nos testículos.
A ejaculação é um reflexo mediado pelo nosso sistema nervoso simpático e tem 2 fases:
– a fase da emissão, onde há a mistura dos 3 componentes do esperma citados acima e este líquido vai para a uretra posterior, o homem sente isto ocorrendo quando está muito excitado e
–a fase da expulsão, quando o esperma sai através de contrações pela uretra.
Temos estudos em vários países, incluindo Estados Unidos, França, Itália e Alemanha, o conceito de que o tempo de penetração normal seja entre 5 e 15 minutos.
Já o conceito de Ejaculação Precoce ou Ejaculação Rápida pela SOCIEDADE INTERNACIONAL DE MEDICINA SEXUAL é de que devemos ter os 3 requisitos para definirmos como jaculação rápida:
1- Tempo em torno de 1 minuto
2- O Homem não consegue controlar a ejaculação
A combinação disto causa prejuízo na qualidade de vida deste homem e da parceira Temos a ejaculação rápida primária, que é aquele homem que sempre ejaculou rápido, desde o início de sua vida sexual. Nestes casos pode ser alguma disfunção emocional no campo da ansiedade, mas existem também teorias genéticas sobre alterações nos receptores da serotonina no cérebro de alguns homens, havendo então uma genética para isto acontecer.
Estes homens em geral ejaculam muito rápido, às vezes até antes da penetração. E temos e ejaculação rápida secundária, que é aquele homem que tinha controle total sobre a ejaculação e em determinada fase da vida, começa a ter ejaculação precoce, tendo como causas infecções na próstata, problemas hormonais e problemas emocionais como ansiedade de desempenho ou estresse crônico. Temos a terceira categoria que é o paciente com variação natural.
São aqueles pacientes que perderam o controle ejaculatório somente em algumas situações específicas e, por último, o paciente que tem queixa do tempo ejaculatório, mas não se enquadra nos conceitos das sociedades médicas, sendo que ele ejacula em tempo normal, porém ele quer demorar mais.
Anime-se! Tudo isto tem tratamento, e vamos alinhavando com o decorrer do tempo.